Este dia simbólico, calculado pela ONG americana Global Footprint Network, assinala, todos os anos, o dia em que se esgotam os recursos naturais que o planeta Terra tem capacidade para renovar durante 12 meses.
A data cruza a pegada ecológica das atividades humanas e a "biocapacidade" da Terra.
Calculado globalmente e em relação a países individuais, o Dia de Sobrecarga da Terra, revela como os países industrializados estão a consumir a biocapacidade da Terra num ritmo cada vez mais acelerado.
A humanidade utiliza atualmente 60% a mais do que a Terra pode produzir em 1 ano, o que significa que precisaríamos de mais de meio planeta extra para nos sustentar.
Em 2020 este dia assinalou-se a 22 de agosto, três semanas mais tarde que o ano passado, já que o confinamento causado pela COVID-19 travou as emissões poluentes.
“A pandemia de Covid-19 fez com que a pegada ecológica da humanidade se contraísse, demonstrando que é possível mudar os padrões de consumo de recursos num curto período de tempo."(Global Footprint Network)
Portugal
Os portugueses em 2016 tinham uma pegada ecológica de 2,52 planetas.
Em Portugal, em 2020, o Dia da Sobrecarga da Terra foi assinalado a 25 de maio, o que significa que o nosso orçamento ecológico dura pouco, apenas 145 dias do ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário